sexta-feira, 20 de julho de 2012


EU SOU!

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” Êxo. 3. 13-15

                        Moisés estava temeroso na abordagem que faria ao faraó. Ele não estava certo do que dizer e em nome de quem ele iria falar afinal ele servia a um Deus que não estava presente fisicamente - O servia pela fé - e estava numa crise: será que faraó iria ouvi-lo?

                        Muitas vezes nos encontramos assim em nossa vida espiritual e ministerial. Temos que fazer as nossas abordagens e convencer pessoas de que estamos agindo pela fé e em nome de Alguém que não podemos apresentar fisicamente, tipo: - Esse aqui é o Deus todo poderoso. Trouxe-O até aqui para convencê-lo de tal e tal coisa. Quem já não se sentiu assim algum dia? Esse era o sentimento de Moisés quando fora mandado por Deus para falar com o faraó.

                        Mas que Deus tão grande e bom é o nosso Senhor! Ele instrui Moisés a dizer algo que parece totalmente absurdo, mas que exprime todo o SER de Deus: - Moisés, meu servo, diga-lhe que o EU SOU te enviou, e isso bastará!

                        Este verbo, EU SOU, numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, dá o nome transliterado Jeová (Yahweh), que indica a natureza eterna e imutável de Deus. Quando os nomes SENHOR, ou DEUS, se escrevem em letra maiúscula, é uma tradução da palavra hebraica (Yahweh) que vem do verbo “SER”, e mostra que Deus é eterno e imutável.

                        Moisés ao agir como Deus mandou, vai projetar a Faraó a imagem do Deus todo poderoso com todos os seus atributos inegáveis e vai fazer com que Faraó leve em conta tudo aquilo, porque somente um Deus com letra maiúscula, com atributos de eternidade e de imutabilidade poderia ser apresentado daquela maneira. Interessante que Deus não poderia mandar Moisés apresenta-Lo de outra maneira! Imaginem! Moisés iria passar o dia inteiro dizendo para Faraó quem Deus era.

                        É assim que você tem se relacionado com o EU SOU, meu prezado (a)? Especialmente nesses últimos dias é assim que eu tenho me relacionado com Ele. Como o maravilhoso EU SOU! O todo poderoso! Aquele que conhece o meu futuro! Aquele que zela por aqueles que zelam pelo seu maravilhoso Nome! Aquele que por ser ONISCIENTE conhece e sabe as intenções dos corações. E quando nos relacionamos com o nosso Deus na perspectiva do EU SOU o nosso coração se aquieta e espera nas suas maravilhosas promessas. Que seja assim com cada um de nós. Amém!
Pr. Élio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário