quinta-feira, 18 de abril de 2013


PORQUE ELE É O PAI

- Mas por que mamãe colocou somente três pedacinhos de carne em nossos pratos e no do papai ela colocou quatro? 

Questionou Guilherme. 

Ao que respondeu Mariana: 

- Porque ele é o pai!

Lembro-me muito bem desse diálogo quando Guilherme e Mariana eram bem pequeninhos no seminário onde estudávamos. O contexto era de profunda escassez material, pois nosso sustento financeiro era infinitamente menor do que aquele que julgávamos ser o necessário, essa era a razão da pequena quantidade de carne às refeições, mas, em compensação, convivíamos com uma graça infinitamente maior do que o melhor sustento material – ô vida de fé maravilhosa, aquela!
Mas o que me marcou profundamente naquele momento foi a resposta de Mariana, na intenção de justificar a prerrogativa do pai, sem nenhum lamento ou questionamento: - Porque ele é o pai, disse Mariana.
Desse dia em diante, em várias situações da minha vida, quando me faltam justificativas, quando o contexto não me é muito claro, quando a situação me causa certa perplexidade, invoco aquela lembrança, e digo: - É assim, porque Ele é o Pai – e isso me basta.
Basta-me saber, sem lamentar e questionar, que o Pai soberano, que tem o direito absoluto sobre a minha vida, tem prerrogativas sobre ela que eu não tenho, pois minha vida não me pertence, ela é do Pai.
Lidar com a soberania de Deus, não obstante a sua bondade, graça e misericórdia será, invariavelmente, navegar por águas profundas onde nossa limitada capacidade de entendimento jamais irá perscrutar, pois é difícil lidar com algo tão grandioso!
Mas ao mesmo tempo em que ela nos é, na maioria das vezes, totalmente incompreensível, pensar nela nos consola, acalma-nos e renova o nosso vigor, porquanto somos lembrados que há Alguém poderoso no controle de tudo. 
O grande pregador Charles Haddon Spurgeon vai dizer algo muito significativo sobre a soberania de Deus: 

"Não existe atributo que traga maior conforto aos filhos de Deus que o da Sua soberania. Nas condições mais adversas, em provações mais severas, nós cremos que de alguma forma a Sua soberania ordenou as aflições, que a Sua soberania nos governa, e que a Sua soberania nos santificará.”

Não posso saber o que você está passando, meu querido leitor e leitora. Não posso imaginar o quanto doloroso tem sido; não posso imaginar quantas lágrimas tem derramado por algo difícil e custoso que tem minado suas forças, mas posso te dizer: Ele é o Pai! É soberano, tem todo direito sobre tudo o que Ele criou, não deve satisfação a ninguém, mas, em que pese todo o seu sofrimento, este Deus soberano, é também justo, benevolente, extremamente amoroso, não tem prazer na dor de ninguém e, no momento dEle, trará não somente o livramento, mas luz sobre todas as coisas!

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos
de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jer. 29:11

Pr. Élio Morais

4 comentários:

  1. Pr. Elio, Já tinha ouvido essa história na Ig Capunga. Ela é tão significativa, tb aos olhos da psicanalise, qdo essa colocar de uma função estruturante para o sujeito, a função paterna, tão fragilizada nos tempos ditos, modernos.

    ResponderExcluir
  2. De fato, querida irmã Edna, considerar a soberania de Deus é tão libertador! Fico feliz que esteja lendo os meus artigos. Deus abençoe vc e sua lindíssima família!

    ResponderExcluir
  3. Pr.Élio,é distante o tempo em que ouvimos"Porque Ele é o Pai",e
    aqui em casa,sempre se faz necessario lembrar.Minha Ester tem 8 anos e o Eliah 14,mas as vezes fica dificil saber quem é o menor.Disputam cada centimetro,inclusive os do prato.
    Somos gratos a Deus por vossa passagem,furtiva,em nossas vidas
    mas que nos acrescentou muito.OBRIGADO MEU DEUS PELA VIDA DOS
    MORAIS em nossas vidas.Amém!!!!

    ResponderExcluir
  4. Querido André, como é bom saber que, de alguma forma, Deus tem nos usado na vida de vasos preciosos como vocês. Que o Senhor continue cuidando e capacitando vocês a cada dia. Grande abraço!!

    ResponderExcluir