quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


“...tempo de chorar...”
Ec. 3.4a

Salomão, em sua sabedoria, disse dentre outras coisas que haveria um tempo em que seria “tempo de chorar”. Ele disse que haveria um tempo em que o correto, o coerente e o normal seria chorar, pois qualquer outra atitude seria anômala àquele momento. É absolutamente estranho correr quando se deve ficar parado; é muito estranho comer quando se deve dormir; e não é coerente falar quando se deve calar, pois há tempo para cada coisa!

Parece que os crentes de hoje em dia não são tão afeitos ao “tempo de chorar”. A igreja do Senhor Jesus vive os seus dias mais difíceis e parece que o tempo é de se alegrar, de dançar, de determinar, de reivindicar direitos, mas nunca de encontrar “tempo para chorar”.
                              
Mas que fenômeno é esse, que nos leva a rir e dançar, quando temos que lamentar e chorar? Que fenômeno é esse que leva o crente a ir e vir despreocupadamente como se tudo estivesse indo muito bem? Talvez, ou melhor, eu estou certo de que a igreja do Senhor Jesus encontra-se cada vez mais insensível à miséria em que ela está rodeada ou inserida. Nunca se viu tantas separações nas igrejas, tantos divórcios, tantos adultérios, tantos casos de drogas, tanta corrupção, e nós não encontramos tempo para chorar e lamentar por isso!!

Jeremias, que ironia, o profeta chorão, vai dizer no primeiro capítulo do seu livro profético, no verso 16:

“Por estas coisas, choro eu; os meus olhos se desfazem
em águas......porque prevaleceu o inimigo.”


Ele chorava, seus olhos se desfaziam em águas, porque ele via o estado degradante em que chegara o povo de Israel, o seu povo! O profeta Jeremias não se continha, porquanto ele percebia o estado lastimável que o povo de Israel chegara contrastando com a santidade do Deus que os criara. O profeta chorava e batia no peito, porque ele sabia que a ruína pela qual passava o povo de Israel era consequência do peso da mão de Deus por causa dos pecados cometidos. Ele chorava e lamentava porque via “...prevalecer o inimigo.”

Há de se chorar, prezados, porque o tempo é de chorar! Há de se lamentar todos aqueles que têm sido contemporâneos de um mundo que está como nos dias de Sodoma e Gomorra, de um mundo que está como nos dias de Noé, de pessoas que estão indo e vindo, que estão entesourando para esse mundo, e que definitivamente não estão nem um pouco preocupadas com a iminente volta de Jesus! Há de se chorar ao se ver crentes que não se preocupam com edificação do Reino de Deus!! Há de se chorar ao se ver muitos crentes transformando a igreja do Senhor em salões de encontro, e jamais de adoração e aprendizado da Palavra! Há se chorar por vermos a Palavra de Deus sendo ignorada completamente em detrimento dos desejos menores, os desejos da carne!

Que surjam em nosso meio homens como o profeta Daniel, que não se conteve ao contemplar a miserável situação do seu povo e disse:

“...temos pecado e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos... Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.” Dan. 9. 5 e 19
                              
Que o Senhor tenha misericórdia da nossa geração. Amém!
Pr. Élio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário