quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


O Caminho!

Frequentemente, somos exortados na Palavra de Deus a seguirmos ao Senhor Jesus, e de formas bem contundentes as Escrituras não deixam dúvida sobre esse imperativo. Sim, claro, Ele é o Caminho! Contudo, precisamos entender isso.

Estamos certos de que o Senhor Jesus é o Caminho, porém Ele não é uma estrada, ou uma trilha, ou uma ponte pelas quais passamos, pois estamos tratando de uma metáfora. O Senhor Jesus é o Caminho, porque por Ele se chega a Deus, e porque por Ele Deus se manifesta a nós!   
                
Por ser Ele o Caminho, muitas pessoas infelizmente pensam que acreditando nEle e até considerando que ninguém vai ao Pai senão por Ele, acham que isso é suficiente, mas não é bem assim, não.

O Senhor Jesus ao se declarar que Ele é o Caminho para se chegar ao Pai, Ele quer que entendamos, sobretudo, que para que isso aconteça há de se encontrar nesse coração, além do desejo, o entendimento do que isso significa.                                     
                         
Jesus Cristo é o Caminho, porque Ele é o Deus encarnado que se fez homem e “...habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.” (Joa. 1.14).

Jesus Cristo é o Caminho, “...porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Col. 2.9).

Tendo fé suficiente para se crer nisso, essa mesma fé deverá, não obstante, fazer-nos andar segundo esse entendimento, ou seja, saltarmos da teoria à prática imediatamente, e isso tem tudo a ver com que o apóstolo Paulo vai dizer:

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele
radicados, e edificados, e confirmados na fé.” (Col. 2.7)

Fico convencido, então, prezados, de que o que determinará se entendemos mesmo essas verdades é o “...andar nEle...”. Esse andar em Cristo não somente será determinante de que Ele, sim, é o Caminho, pois de fato estaremos andando nEle, mas, sobretudo, que a vida dEle em nós nos transformou, nos vivificou, e nos tornou novas criaturas – redimidas, justificadas e lavadas pelo poder regenerador dEle, mudanças absolutamente essenciais para a nossa convivência com o Pai, no Céu.

Que esse “...andar nEle...seja uma marca tão viva em nós, que aqueles que nos observam possam se interessar por Aquele que é o “Caminho, e a Verdade , e a Vida.”. Amém.

Pr. Élio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário